CADASTRE-SE NO MELHOR FÓRUM DE RPG DE TODOS OS TEMPOS!!!! JUNTE-SE A NÓS!!!

RPG Maker VX

Compartilhe

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem
    Raça: Anão
    Classe: Clérigo

RPG Maker VX

Mensagem por MetallMilitia em Qua Mar 11, 2009 4:27 pm

RPG Maker VX

Mas então, o que é esse tal RPG Maker? O RPG Maker é um programa de computador que permite que fãs de jogos de RPG, tanto eletrônico, quanto de mesa, possam criar seus próprios jogos de RPG para computador. A vantagem, e a graça, do RPG Maker está no fato de que qualquer pessoa pode criar um jogo, sem saber programar em alguma linguagem de programação. Basta ir clicando e “desenhando” seu jogo à sua maneira. É claro, você precisará de um tempo para se acostumar com o programa e aprender a mexer nele, e também, alguns tutoriais e dicas. Quanto a isso, não se preocupe, você encontrará muita ajuda aqui na RPG Maker Brasil. Para começar, basta uma idéia na cabeça e muita dedicação!

O RPG Maker surgiu nos anos 80 no Japão, e era um software criado para os computadores MSX, muito populares na época. Durante os anos 80, o RPG Maker virou febre no MSX e PC-98, plataformas comuns no Japão. Nos anos 90, o programa perdeu um pouco da popularidade conquistada no tempo do MSX.Várias versões saíram para os consoles, as mais famosas para Super Nintendo e Playstation. Entretanto, nenhuma das versões para consoles realmente emplacou, o que era esperado, já que nos consoles, digitar textos e mudar as configurações dos jogo não era nada fácil. Finalmente, em 1996, a ASCII (empresa desenvolvedora do programa) lançou o RPG Maker 95. O RPG Maker 95 foi o primeiro software para Windows que permitia que pessoas sem conhecimento técnico pudessem criar seus próprios jogos. O programa ficou famoso no Japão e trouxe uma avalanche de fãs e jogos. Essa febre ficou mais forte ainda, quando 4 anos mais tarde o RPG Maker 2000 foi lançado. A nova versão do programa trouxe várias inovações e a possibilidade de criar jogos mais facilmente e rapidamente. Na terra do sol nascente, os RPG Makers são chamados de Tkool, um apelido para o nome do programa em japonês, Tsukuru, que significa Criar ou Fazer.

O RPG Maker teve duas versões lançadas nos últimos anos (2004 e final de 2007) que mudaram bastante o padrão que vinha sendo seguido pelo programa. Primeiro foi lançado o RPG Maker XP, em 2004, que apresentou muitas mudanças em relação aos programas anteriores, o RPG Maker 2000 e 2003. A versão XP trazia uma engine mais poderosa, com suporte à imagens 32-bit e músicas em formato MP3 e OGG. Além disso, o tamanho da tela dos jogos era de 640×480, o dobro das versões anteriores. Contudo, a mudança mais importante foi a inclusão de um sistema de scripts, baseado na linguagem de programação Ruby, muito popular no Japão e ganhando espaço no ocidente. Toda a engine do RPG Maker XP foi montada em cima desse sistema de scripts, conhecido como RGSS (Ruby Game Scripting System). No final de 2007, foi lançado o RPG Maker VX, uma “continuação” ao RPG Maker XP, embora hajam várias diferenças entre os programas. O VX apresentou uma facilidade maior ao se criar jogos, e também tornou a criação mais rápida. Um novo visual também deu as caras, e também uma versão atualizada e mais organizada do Ruby Game Scripting System.

Requisitos Mínimos:
    • Microsoft Windows 2000 / XP / Vista
    • Intel Pentium III 1.0GHz ou superior
    • Memória RAM de 256 MB ou superior
    • Suporte à resolução 1024×768 High Color (24 Bit) ou superior
    • Suporte à DirectSound e DirectX 8 ou superior instalado
    • 100MB de espaço livre em disco

Requisitos Recomendados:
    • Microsoft Windows XP ou Vista
    • Intel Pentium 4 2.0GHz ou superior
    • Memória RAM de 512 MB ou superior
    • Suporte à resolução 1024×768 High Color (24 Bit) ou superior
    • Suporte à DirectSound e DirectX 8 ou superior instalado
    • 100MB de espaço livre em disco

YouTube
    RPG Maker VX Trailer em Português

Sistema de Batalha Lateral

Download:

RPG Maker VX 1.02 (em português)

RTP VX 1.02

Charamaker VX versão 1.1 (browser)

A nova versão do Charmaker VX acaba de ser lançada, pessoal. Com a nova versão, vários novos gráficos estão disponíveis para você montar seus characters. Além disso, vários erros foram corrigidos e um pequeno tutorial foi adicionado para os novatos desatentos.

Face Maker
    Com o Face Maker você pode criar faces para os personagens de seus jogos facilmente, apenas escolhendo o tipo de cabelo, cor da pele, formato e cor dos olhos, etc. Desta forma, você pode criar jogos mais bonitos e originais!

Para mais informações sobre o programa, acesse:
    Tudo Sobre RPG Maker
    RPG Maker Brasil

Última edição por MetallMilitia em Sex Mar 20, 2009 7:05 am, editado 8 vez(es)

D&D 4ª Edição - MetallMilitia: Metal & HQ - The Centurions - Sigam-me os bons!

DonShinchan
    Drow
    Drow

Ficha do personagem
    Raça: Meio-Orc
    Classe: Bárbaro

Re: RPG Maker VX

Mensagem por DonShinchan em Qua Mar 11, 2009 4:56 pm

MetallMilitia voçe poderia postar uns screens do programa?

Só para ter uma ideia melhor de como é.

http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=revoh

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem

Mensagem por MetallMilitia em Qua Mar 11, 2009 5:03 pm

sim, tava fazendo isso agora
    hehehe
    tô organizando

DonShinchan
    Drow
    Drow

Ficha do personagem

Mensagem por DonShinchan em Qua Mar 11, 2009 5:05 pm

Beleza entretanto eu saquei e estou explorando e parece tar bastante interessante, é só uma questão de habituar aos modelos pré-definidos que fizeram mais ta mt interessante.

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem

Mensagem por MetallMilitia em Qua Mar 11, 2009 5:09 pm

o padrão de batalha é de frente, como tem aquele dragão acima, mas vc pode inserir um código e deixar estilo final fantasy

os jogos são parecidos com os jogos de SNes de RPG

pros saudosistas

Kami
    Tiamat
    Tiamat

Ficha do personagem
    Raça: Meio-Elfo
    Classe: Monge

Mensagem por Kami em Qua Mar 11, 2009 8:48 pm

Cara, o VX tah muito bonito!!!
    Me amarrei, e com um chara maker junto!
    Perfeito!!!

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem

Mensagem por MetallMilitia em Qua Mar 11, 2009 9:14 pm

esse char maker é de browser mesmo, vc pode criar no seu navegador, sem precisar baixar ou instalar

funfa no FireFox ou Opera

Kami
    Tiamat
    Tiamat

Ficha do personagem
    Raça: Meio-Elfo

Mensagem por Kami em Qua Mar 11, 2009 9:20 pm

no explorer naum funfa?

DonShinchan
    Drow
    Drow

Ficha do personagem

Mensagem por DonShinchan em Qui Mar 12, 2009 12:21 am

para que voçe quer a funfa no ie? esse dai so traz problemas kkkk

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem

Mensagem por MetallMilitia em Qui Mar 12, 2009 10:26 pm

Zaraki_Kenpachi, certeza! hehehe

Kami, era o quê tinha dizendo no site, nem testei... hehehe só uso FF

Algumas imagens de um projeto teste meu:

Algoz
    Tiamat
    Tiamat

Ficha do personagem
    Raça: Humano
    Classe: Ladino

Mensagem por Algoz em Dom Mar 15, 2009 4:50 am

Muito Bom!!!
    Belo Post MetallMilitia.
    Algum dia eu farei um jogo no RPG Maker.
    Vlw Cool

São os PowerFlooders o terror dos Moderadores e Adms...

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem

Mensagem por MetallMilitia em Sex Mar 20, 2009 7:06 am

coloquei uma versão mais nova, a 1.02 em português
    é necessário baixar o RPG Maker VX e o RTP VX

janosbiro
    Goblin
    Goblin

Ficha do personagem
    Raça:
    Classe:

Mensagem por janosbiro em Sex Mar 20, 2009 7:57 am

Esta é uma boa ferramenta para quem não entende nada de programação de jogos, e quer fazer seu jogo. Infelizmente as pessoas que não entendem programação, por coincidência ou não, também acabam sendo as mesmas que não sabem nada sobre como fazer um jogo bom. Eu entrei na comunidade do RPG Maker e joguei vários jogos de lá, porém até hoje não vi nenhum que chegasse próximo de ser decente. E eu não quero desestimular os desenvolvedores independentes, eu adoro jogos independentes, mas eu tenho que ser sincero: não criaram um jogo sequer que preste com esse engine até hoje.

Um dos motivos que eu acho isso é que sinceramente considero os jogos no estilo Final Fantasy ridículos. Eles não deveriam ser chamados de RPG, porque a única coisa que eles partilham com os RPGs, fora a inspiração, é a progressão dos personagens. Porém esta progressão se degenera em acúmulo, a história fica em segundo plano, por melhor que ela seja. Não importa realmente se o mocinho fica com a garota no final ou não, porque tudo que se altera é a ordem dos fatores, mas o jogador não tem realmente qualquer escolha a não ser acumular poder para matar o chefão no final, e a diversão consiste precisamente nisto. A história é um simples adorno para essa masturbação.

Não é que eu penso que nenhum jogo realmente bom possa ser feito no RPG Maker. Não é isso. Eu só acho que este programa não foi feito para isso. Ele foi feito para criação de jogos repetitivos e superficiais, e é para isso que tem sido usado.

Franck
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem
    Raça: Humano

Mensagem por Franck em Sex Mar 20, 2009 2:56 pm

Pergunta boba: Algum tutorial de como se desenhar mapas para usar em campanha? Eu tenho o Campaing Chartographer 3, mas não entendo lhufas dele.
    Queria um simples pra fazer mapinhas pra campanhas.
    Alguma dica?

MetallMilitia
    Dragão Dourado Ancião
    Dragão Dourado Ancião

Ficha do personagem

Mensagem por MetallMilitia em Sex Mar 20, 2009 4:29 pm

eu tb estava atrás de um bom programa pra fazer mapas, eu li que o Dundjinni Platinum é bom...

janosbiro, vc é mto radical... Very Happy

Data/hora atual: Qui Maio 17, 2012 8:27 am