Vergil escreveu:Nunca jogei GURPS, mais que já jogou diz que é o mais completo dos jogos, tem livro de tudo pra GURPS,
sei que é um sistema de porcentagem. Pra aprender tem que ter um pouco de paciência como um amigo meu me falou uma vez.
Mais dever ser bem legal quando aprende o sistema afinal é jogando até hoje pelo o mundo todo

Na verdade a estrutura do sistema se apóia em jogadas de 3D6 (3 dados de 6 faces), "grid" em hexágono e verossimilhança.
O enfoque do GURPS é justamente verossimilhança, ou seja, regras que nos fazem crer que o sistema é quase que um mimetismo da realidade física.
É um sistema simples, modular e dependente de bom-senso por parte do narrador.
Modular, pois, ele só tem três regras básicas realmente necessárias. (teste de características, reação e avaliação de dano). Todos os demais testes são opcionais e por este motivo é o sistema simples.
Justamente por ser um sistema modular existe uma dependência do bom senso por parte do narrador, já que, se há a liberdade de se usar todas as regras, não podemos culpar às vezes um suplemento de regras pelos “combos” ou combinações bizarras surgidas na mesa de jogo.
Compete ao narrador e aos jogadores definirem o que pode ou não. Assim o sistema permite qualquer tipo de gênero. Jogos heróicos (com feitos cinematográficos absurdos), jogos verossímeis (semelhantes a realidade), etc.
Se você gosta de jogos onde o sistema é realista, dê uma conferida no GURPS 4ª edição. Muita coisa foi melhorada no sistema, deixando ele m ais interessante.
E o livro é um manual completo de aprendizado. Só ler os dois livros básicos e você já estará habilitado a mestrar/jogar (se for apenas jogar basta ler o primeiro livro básico).
O sistema também permite conversões. Você pode jogar qualquer cenário desejado, basta converter ele para as regras de GURPS.
Se tiver oportunidade, experimente o GURPS 4! Vale a pena!

Magno escreveu:vergil
ja joguei gurps por muito tempo
até arrisquei mestrar, mas desisti, prefiro outros sistemas para narrar
gurps é muito completo, o mais completo mesmo, porém isso causa problemas
permite várias apelações, vários combos absurdos, qdo se usa mais de um suplemento
recomendo jogarem gurps, para adiquirir experiencia de RPG
mas ainda prefiro vampiro e d&d
O bom do sistema atualmente é a unificação. Os livros foram todos reavaliados e muita coisa absurda foi corrigida. Porém, cabe lembrar que mesmo na 3ª edição as regras complementares não eram obrigatórias, mas, opcionais. Os jogadores e narrador devem ter o bom senso de não abusarem de regras que podem “destruir” a temática da campanha/aventura.
Além das melhorias ja citadas, a quarta edição está como eu já mencionei antes, ricamente ilustrada e bem organizada. Seu conteúdo (tanto dos livros básicos como dos livros complementares) está revisado e em concordância.
Tente dar um a olhada na quarta edição e verá que muitos inconvenientes da terceira foram corrigidos.
» Podiam Disponibilizar D&D4th portugues em torrent
» Kit Introdutório - Livro do jogador
» D&D 4 ed Em português
» AD&D - Livros em Português
» Compro livros d&d 3.5
» Ravenloft
» D&D livro de regras - Primeira edição PT-BR